sábado, 26 de julho de 2014

Chips de identificação em cavalos


Cavalos atletas recebem chips de identificação em evento em Avaré
Dados registrados devem agilizar processo para início das provas.
A partir de 2015, chip será obrigatório em campeonatos da ABQM.

26/07/2014



          A 37ª edição do Campeonato Nacional Conformação e Trabalho do Cavalo Quarto de Milha, que é realizada em Avaré (SP), traz novidades para o processo de identificação dos animais competidores. Microchips estão sendo aplicados em alguns cavalos. A identificação é feita por meio de leitura digital.

          O superintendente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Daniel Costardi, afirma que, atualmente, antes dos cavalos entrarem nas provas precisam ir a um posto onde fica um inspetor da associação. “O inspetor identifica esse animal vendo a resenha e as marcas. Isso toma algum tempo. A partir já Congresso da ABQM programado para 2015 a leitura do chip já traz todas essas informações que o animal precisa ter para ser identificado. Então, o tempo de espera para iniciar o aquecimento, iniciar a prova, vai ser bastante reduzido”, explica.

          Aproximadamente 400 animais receberão o chip nesta edição do campeonato do cavalo quarto de milha. Para o procedimento, todas as características do animal são analisadas e passadas para uma ficha. A aplicação do chip é feito por um veterinário e leva menos de cinco minutos. “É um procedimento bem simples. A aplicação é feita no terço médio do pescoço, dois centímetros abaixo da inserção da crina. O animal sente uma pequena dor como a aplicação de uma injeção”, ressalta o veterinário Mateus Russo.

          Além de facilitar o manejo , a microchipagem pretende substituir outros tipos de identificação como a marca a fogo, a frio e a tatuagem. O procedimento custa R$ 40 e pode ser feito durante o campeonato da raça quarto de milha no Parque Doutor Fernando Cruz Pimentel.

Microchip leva informações do animal (Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário